São Lourenço do Sul tem sábado de frio, turismo de inverno e reforço nas ações de Defesa Civil

São Lourenço do Sul tem sábado de frio, turismo de inverno e reforço nas ações de Defesa Civil

Neste sábado, 27 de junho de 2026, município registra clima típico de inverno, com movimento voltado ao comércio local, à orla da Lagoa dos Patos e às pautas de prevenção climática.

São Lourenço do Sul, RS – O sábado, 27 de junho de 2026, começou com clima de inverno em São Lourenço do Sul. A previsão divulgada no portal da Prefeitura indica temperaturas entre 7°C e 16°C para o dia, cenário que favorece uma circulação mais tranquila pela cidade, com atenção especial ao frio nas primeiras horas da manhã e à noite.

Mesmo fora da alta temporada de verão, São Lourenço do Sul mantém sua vocação turística. Conhecida como Pérola da Lagoa, a cidade tem nas praias de água doce, na Lagoa dos Patos, no Arroio São Lourenço, no turismo rural e na cultura pomerana alguns de seus principais atrativos. Segundo a página oficial de turismo do município, as praias, a sombra das árvores nativas e os roteiros do interior seguem como marcas da identidade lourenciana.

A movimentação deste sábado também ocorre em meio a uma pauta importante para o município: a preparação para eventos climáticos extremos. São Lourenço do Sul foi selecionada pelo Governo do Estado para receber investimento voltado à Defesa Civil, por meio do programa PREPARA RS. O projeto prevê R$ 263 mil, sendo R$ 250 mil do Fundo Estadual de Defesa Civil e R$ 13 mil de contrapartida municipal.

Os recursos devem ser aplicados na compra de uma camionete 4×4 para a Defesa Civil e na contratação de serviço de hidrojateamento para limpeza da rede de drenagem urbana. A medida busca ampliar a capacidade de resposta em emergências e reduzir riscos de alagamentos em pontos sensíveis da cidade.

Outro ponto de atenção para os moradores é o funcionamento dos serviços públicos na próxima semana. A Prefeitura publicou decreto estabelecendo expediente excepcional na segunda-feira, 29 de junho, em razão de jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026. O atendimento nas repartições municipais será em turno único, das 8h às 13h, com manutenção dos serviços essenciais.

Neste fim de semana, a orientação é aproveitar os espaços públicos com atenção ao frio e acompanhar os canais oficiais do município para atualizações sobre serviços, turismo, saúde e Defesa Civil.